segunda-feira, 16 de maio de 2011

Raise, Raise.

É mais difícil do que parece.
Viver por sí própio, mas vivemos ou deixamos de viver
em função dos outros.
Quer saber, isso não é justo.
Ou miramos na lua, ou morremos a dois quilômetros de casa.
Qual a graça de evitar tudo, ou causar tudo?
Parei de achar a vida como uma droga de jogo de xadrez.
A nossa capacidade de colocar dificuldade em tudo é que faz isso.
Como caminhando em um campo minado, cada passo pode ser fatal.
Qual a graça de ficar vegetando por medo de correr?
Fiéis a nossa causa, passivos ou ativos.
Nos perdemos em coisas simples, perdemos a beleza por não saber vê-la.
Não quer ler o livro, só quer saber o que críticos falam sobre ele.
Valorizamos quem nos fala, quando deveríamos valorizar quem nos prova.
De maneira agradável ou não, cada um demonstra de forma diferente.
Morrer, pior é deixar de viver, seria melhor estar morto á não se permitir viver.
É pela suas pegadas no chão, suas marcas que os outros irão reconhecer.
Então seja apenas você mesmo, para que saibam que aqui você esteve.
É mais fácil mudarmos a nós mesmo, que querer mudar outra pessoa.
Combater alguém é perca de tempo, nada feito com raiva sai bem.
Esperar menos, não significa descrer, antes se surpreender do que se decepcionar.
Aprendi que se eu caio, é pro meu bem, eu não estava tão seguro quanto achava.
E que se me derrubam, é porque eu preciso aprender a me levantar sozinho.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Até quando?

Quando queríamos rir nós choramos.
Quando podíamos nos libertar e nos prendemos.
Quando começamos a gostar e acabamos nos viciando.
Quando queriam nos conter e entramos em êxtase
Quando deveríamos falar a verdade e mentimos.
Quando no acalmam e entramos em desespero.
Quando era para lutar e nós fugimos.
Quando podia parar continuou, quando continuou o pararam.
Cada erro deveria ser tratado como cada acerto,
ambos fazem de você o que você é, e quem irá ser.
Liberte-se de você mesmo, e sua mediocridade.
Tire essa máscara, ou esse semblante de derrota,
honre cada pessoa que algum dia acreditou em você,
se niguém acreditou surpreenda a todos.
Não se prive, se prove, faça seu própio sabor.
Embriague quem venha degustar de você.
O sarcasmo é a virtude dos desenganados,
ou você faz algo, ou ri do que está errado.
Você se acha errado? ria de você mesmo então.
Não se esconda em desculpas, não seja ridículo.
Niguém será nosso pior inimigo do que nós mesmos.
Auto-destruição é mais comum do que se imagina.
Quando você vai parar de apenas seguir normas?
Quando prestar atenção, ou simplesmente fechar os olhos?
Quando parar de ficar esperando e correr atrás?
Quando deixar pra lá o que passou e seguir em frente?
Quando perceber que o futuro se molda no presente?
O avião já partiu, o tempo não espera por ninguém.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Efeito.

Eu achava que seria diferente, mas vejo que não sou.
Tentei, mas em algum momento você volta aquilo que conhece.
Parece impossível fugir, fazer coisas por sí só, quando você só
fala, pensa e faz aquilo que você foi mostrado e ensinado.
Como um cão sendo adestrado, até fugir de casa, e perceber
que de primeiro suas atitudes são a mesmas, o lugar é diferente.
E sinto muito por isso.
Como posso ser eu mesmo, se nada vêm de mim
que não tenha vindo de outros?
As idéias, as opiniões, as análises...
Tudo influências, e coisas que julguei serem minhas, mas não são.
Vejo que o sentido está em filtrar aquilo que se absorve.
O que me acalma, poderia causar também a minha morte.
Coisas que me agradam acabam por tornaren-se um vício.
Como controlar tudo que chega até mim?
Não é o que eu acho, é o que os outros acham.
Transar, fumar, beber, dógmas, leis, moral, ética...
O homem é um ser sociável, e como tantos odeiam isso?
Quantos não queriam ter sua liberdade, e ás vezes é preciso fugir.
Tendo que suportar tudo, quando nada o faz sentir o "bem-estar".
Na verdade eu sou a causa e a solução dos meus problemas.
E nada vem ou vai sem as devidas consequências.
Os garotos se tornam homens, os homens maridos, os maridos em pais,
e tentamos fazer o melhor que podemos.

Fotógrafos

Para muitos a vida passa como um flash.
Um piscar de olhos em meio a uma paisagem bonita.
Um piscar de olhos e nada está como estava...
Outros tentam eternizar aquele momento.
A ilusão da fotografia que faz lembrar aquele dia.
Mas não é mais como aquele dia.
Pessoas que vivem presas a um passado, a um momento.
Ou então esperando uma revelação.
Algumas ocupadas demais tirando fotogafias de sí mesmas, no espelho.
Procurando o melhor ângulo, a melhor forma.
Qual o sentido de viver preso aquilo?
É preciso uma prova de que aquilo aconteceu com você?
Chegamos em um ponto que não acreditamos nem em nós mesmos...
Se for importante realmente, a imagem nunca sairá de nossas cabeças.
Não importa, até mesmo que contra nossa vontade ela estará lá...
Boas ou até mesmo más, lembranças vivas na memória.
Mas embora não se pode mudar o passado,
mudamos constantemente a maneira como o interpretamos.
Lembranças, boas ou más, são só lembranças...
O albúm nunca deve parar, a memória nunca se está cheia.
Novas revelações estão por vir, depende só do fotógrafo.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Fiel a nós mesmos.

Você se sente perdido?
Como com tantas coisas em sua volta?
Tantas ruas pra ir e tantas pessoas para conhecer?
Esse seu desenteresse pela vida é que tem tornado tudo tão difícil.
Esse medo de sofrer... Isso que tem lhe impedido de ir à luta.
* "Na luta selvagem pela existência, queremos ter algo que dure 
e por isso enchemos as nossas mentes de entulho e fatos, 
na esperança vã de mantermos o nosso estatuto."
Será que felizes são aqueles homens que vivem em mosteiros,
longe do mundo 'civilizado', isolados?
E por quê? o que faz eles estarem em paz, pensarem só no bem mútuo?
Se maravilharem com o barulho do vento ao ouvido, e a beleza dos campos?
Bem, eu não conseguiria. Acharia isso tudo um tédio, por já estar acostumado
a essa agitação, esse caos, essa poluição...
Pra mim as pessoas são felizes quando elas decidem realmente ser, e param de
ficar tentando, achando, procurando.
Na verdade nunca muda, se você não a enfrenta, o retrocesso te mata aos poucos.
Algumas pessoas costumam me achar otimista demais, mas não.
O que eu falo, é o que todo mundo pode ter, basta querer.
Um copo de café, alguém pra conversar, uma música pra ouvir...
Encontrar a pessoa ideal é muito difícil, mas procurar é muito bom.
Ficar ai se matanto por conquistas faraônicas toda hora...
Percebi que são os pequenos acontecimentos diários que tornam a vida espetacular.
Sermos fiéis a nós mesmos, sermos nós mesmos.
O segredo da paz mundial seria cada um cuidar da sua vida?
Seria cada um saber cuidar da própia vida?
"Conhece-te a ti mesmo".
Um aforismo grego que ainda hoje faz sentido, mas eai?
O que adianta saber o problema e não resolve-lo?
O que adianta se achar errado e não mudar nada?
Vai ficar esperando alguém jogar essas coisas na sua cara?
Sejamos mais fiéis a nós mesmos.

*Oscar Wilde em "O retrato de Dorian Grey"


terça-feira, 3 de maio de 2011

O acaso.

É engraçado como nessas horas as certezas só nos confundem mais.
Coisas que a gente sabe, e não precisam ser ditas.
Mas que a gente tem vontade de falar, e ficam subentendidas.
Ninguém entenderia, e pra quê tentar entender?
Buscar explicação pra tudo é desespero, ansiodade do não saber ainda.
Nenhuma resposta vai satisfazer.
E as vezes só é preciso apagar a luz do quarto.
Andamos distraídos, e é nessas horas que acontece o que não
esperávamos, mesmo que queríamos isso.
A forma de controlhe descontrolada, do nada se vem e não do nada que se vai.
Criando quase que uma revolução idealizada, problema quando
só é idealizada, volto a dizer: expectativas as vezes são um problema.
Pé no chão e cabeça nas nuvens, seguir em frente sempre.
A vida geralmente é cômica demais pra ser levada tão a sério.
Não adianta querer perder tempo escrevendo uma história à lápis,
se preocupando sempre em querer passar uma borracha.
Seguir escrevendo à caneta, se algo saiu errado, ponto seguida,
e escrever da forma como quiser, desde de que sejam suas própias palavras.

Doces ou Travessuras.

Não quero ser perfeito, primeiro porque isso não existe.
Segundo que a "idéia" de perfeição varia demais como toda opinião.
Os homens que já vi tentarem ser "bonzinhos" demais, com raríssimas
excessões, acabaram por serem traídos por um "canalha".
Veja bem não estou defendendo os canalhas ou condenando os bonzinhos,
apenas que acho que mulheres sonham com os bonzinhos, mas na verdade
não querem alguém sempre bom demais, percebam que elas tem mania de
falar mal geralmente dos que mais amaram.
A fina camada entre amor e ódio, elas querem dar tapas como se
estivessem acariciando, querem gritar como se estivessem dando uma gargalhada.
Ao invés de sempre "meu amor, meu bebê..." um "gordinha, feia..."
só pra irritar um pouco e rir disso.
A não ser que ela seja muito chata e leve tudo a sério.
Aliás é algo digno das pessoas chatas, levar tudo a sério.
Cada temperamento exige sua forma de tratamento, foda é saber com que
temperamento se tem de lidar, até que você provoque uma reação.
A mesma mão que puxa o cabelo, também estar lá para enxugar as lágrimas,
uma espécie de louco mas com lucidez.
Evitar essas chatisses de briguinhas com vários rounds.
Não é o caso de quem perde ou ganha, e sim de como se joga.
Mas se você conhece bem com quem está, digo se realmente se interessa
em saber com quem está, vai saber dessas coisinhas.